Há muito tempo que me pergunto: Qual a verdadeira diferença entre estas palavras? Sabe sempre bem ouvir qualquer uma delas, mas quando somos nós a dizê-las, muitas vezes temos dificuldade em optar por qual será a que melhor representa aquilo que verdadeiramente sentimos.
Quando digo gosto de ti significa que aquela pessoa passou a ser mais importante para mim… Deixou de ser apenas um sujeito comum para passar a ser aquele com quem quero sempre estar, em quem confio, compartilho os meus momentos de tristeza, de felicidade, uma pessoa que quero que fique sempre comigo e que não quero nunca desiludir!
Adoro-te é apenas mais um passo a partir do gosto de ti! É quando convivo cada vez mais com essa pessoa, ela se torna cada vez mais especial, torna-se inigualável… É quando essa pessoa já faz parte de mim, uma pessoa a qual, com a sua ausência, a minha vida já não seria a mesma!
Mas escrevo hoje este texto, porque a minha maior dúvida é o AMO-TE! O que faz com que digamos esta palavra a uma pessoa? É mais forte do que qualquer outra… Muitas vezes ouvimo-la a ser empregada por pessoas que nunca se questionaram sobre o porquê de a dizerem! O que torna o nosso sentimento assim tão superior a ponto de conseguirmos decidir que é esta a palavra que realmente queremos dizer? O que é que ela realmente significa?
Será que não a usamos, por a ouvirmos dizer e querermos dizê-la também a alguém? Ou será que dizemos apenas porque alguém nos disse primeiro?
Ao escrever este texto, pensei em todas as pessoas que fazem parte da minha vida, que têm um lugar muito especial em mim! Todas aquelas com quem riu, choro, convivo…. Aqueles que estão sempre presentes! O que é que distingue entre todas estas, as que gosto e as que adoro? Não foi uma tarefa assim tão complicada… mas quando quis perceber aquelas que Amo, voltei a fraquejar… Será que amo todas aquelas que gosto e adoro? Ou será que existe alguma diferença entre elas?
Todos somos diferentes, não posso falar em nome de ninguém! Nesta minha curta existência, nunca disse a alguém que a amava, será por não ter a minha própria definição de amo-te? Foi aqui que encontrei uma frase que me marcou: "Quem começa a entender o amor, a explicá-lo, a qualificá-lo e quantificá-lo, já não está amando." (Roberto Freire), acho que foi neste momento que entendi o porque de nunca conseguir distinguir estas pessoas, porque o verdadeiro amor não se vê, sente-se e muitas vezes só o percebemos quando essa pessoa não está perto de nós! Pois o amor nunca consegue ser ultrapassado, ou se ama sempre ou nunca se amou!
Afinal parece que amo alguém, ou se calhar até amo muitas pessoas! <3
Sei que isto já foi escrito há uns anos... mas só tive a oportunidade de o ler agora.. Estou numa fase bastante crítica da minha vida, e a minha grande amiga já me disse o "gosto de ti" e um "adoro-te", mas eu não sei o que será que essas palavras significam para ela, até porque ela há cerca de 3 meses namorava com um dos meus melhores amigos... e o meu problema é que estou me a apaixonar intensamente por ela, e não sei o que fazer.
ResponderEliminar